As práticas ESG são mais do que uma tendência do momento. Para você entender o cenário, um levantamento da Amcham Brasil apontou que 7 em cada 10 empresas brasileiras adotam alguma prática de ESG.
No setor de facilities, a adoção de medidas ambiental, social e de governança é levada a sério. Afinal, o compromisso se manifesta na busca constante por soluções sustentáveis que garantam ambientes mais seguros, eficientes e saudáveis para todos.
Não é uma tarefa simples e nem rápida incorporar essas ações em nossas rotinas e das empresas para as quais prestamos serviços. Na verdade, é um processo gradual e que começa com pequenas ações.
Por isso, neste mês em que comemoramos o Dia do Meio Ambiente, mostramos neste artigo como aplicamos a agenda ESG em nossos serviços.
O que significa práticas ESG?
ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance. Trata-se de um conjunto de padrões e boas práticas que orientam empresas a atuarem de forma consciente nos aspectos ambiental, social e de governança.
O mercado de facilities já entendeu a importância de aplicar ações mais sustentáveis e responsáveis, visando o bem-estar e a segurança de seus colaboradores, parceiros e clientes. Nos últimos anos, muitas adaptações foram feitas no mercado para a redução dos impactos em todos os pilares do ESG.
O que é ESG para gestão de facilities?
Para todos que trabalham no mercado de facilities, ESG se traduz em ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente, responsabilidade social e ética corporativa. Na prática, adotamos soluções e tomamos decisões conscientes integradas à rotina operacional.
1. Ambiental
No Grupo Paineiras, nossas decisões operacionais são tomadas de forma consciente e estratégica, focadas na responsabilidade socioambiental, como:
- Consumo de água e energia;
- Descarte de resíduos;
- Escolha de materiais e produtos de limpeza e manutenção.
2. Social
Como gestor, você sabe que a empresa deve se preocupar não apenas com o lucro, mas também com as pessoas que fazem o serviço acontecer. Esse fundamento envolve práticas referentes ao modo como os serviços são executados:
- Condições de trabalho seguras e dignas;
- Programas de capacitação e treinamentos técnicos;
- Promoção da inclusão e valorização da diversidade;
- Desenvolvimento de fornecedores locais.
3. Governança
Você, que é responsável pela gestão de facilities, sabe que, neste pilar, algumas medidas são essenciais e reforçam a transparência e a credibilidade de qualquer empresa. São elas:
- Seguir normas técnicas;
- Garantir conformidade com legislações sanitárias e ambientais;
- Manter registros e indicadores atualizados.
Como aplicar práticas sustentáveis na gestão de facilities
Uma boa gestão de facilities desempenha um papel fundamental ao adotar um conjunto de práticas e ações sustentáveis e sociais que expressam o compromisso da empresa com o futuro.
A limpeza, nosso carro-chefe, é um bom exemplo disso. Em entrevista para a Facop Sustentação, Nathalia Ueno, nossa CEO, explicou que é possível tornar a limpeza mais sustentável, utilizando produtos químicos biodegradáveis e maquinários.
Entenda como aplicamos a agenda ESG na prática:
1. Área Ambiental
- Redução do consumo de energia, como o uso de lâmpadas LED, equipamentos e maquinários mais eficientes, além da manutenção contínua das instalações elétricas;
- Redução do consumo de água, como a instalação de dispositivos de controle de fluxo, como torneiras com temporizador e outras soluções, além de realizar manutenção regular dos sistemas hidráulicos;
- Uso de produtos biodegradáveis químicos e certificados com selo ambiental, que causam menor impacto ao meio ambiente. Muitos deles, inclusive, dispensam enxágue;
- Redução de resíduos como a separação correta dos resíduos e reciclagem, entre outras práticas. Segundo a Abralimp, nosso setor é responsável pela geração de cerca de 20% dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Para diminuir essa estatística, buscamos tais medidas;
- Conquista do Selo Verde – Rótulo Ecológico. Resultado de melhores práticas em prestação de serviços alinhada às melhores técnicas de governança e sustentabilidade.
2. Área Social
- Melhoria das condições de trabalho: Garantia de segurança e saúde no trabalho, com processos que garantam a limpeza do ambiente, promovendo a saúde, higiene e bem-estar dos funcionários;
- Apoio à comunidade local: Apoiamos a comunidade local por meio de ações de voluntariado realizadas por instituições como APAE, Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, entre outras;
- Qualificação das equipes: Nossa equipe recebe treinamentos constantes que garantem que os serviços atendam as diretrizes ESG. Entre elas, estão o uso correto de produtos, descarte correto de resíduos e cumprimento de normas técnicas.
- Inclusão e diversidade: Presença crescente das mulheres, tanto na base como na governança.
3. Área de Governança
- Melhoria da gestão de riscos, adotando estratégias e soluções para evitar acidentes e assegurar que funcionários executem suas funções com segurança;
- Mais transparência em todos os processos, com a divulgação de informações sobre as atividades, a participação dos funcionários na tomada de decisões e a prestação de contas à direção;
- Padronização de procedimentos operacionais: Mantemos os registros organizados de serviços realizados, treinamentos formalizados e protocolos técnicos bem definidos.
- Seleção de fornecedores: Escolhemos parceiros que estão alinhados com a agenda ESG, que se preocupam com o meio ambiente e o bem-estar coletivo;
Recertificação do ISO 9001: Sistema de Gestão de Qualidade.
O impacto dessas práticas para a empresa
Implementar práticas ESG traz benefícios importantes para o nosso setor e para os nossos clientes. Entre eles, destacam-se:
- Redução de custos operacionais por meio do uso racional de recursos;
- Aumento da eficiência, menor exposição a riscos legais;
- Fortalecimento da imagem institucional junto ao mercado;
- Comprova resultados e ajuda a tomar decisões mais assertivas.
Compromisso ESG em Facilities
Sabemos que é no dia a dia que a responsabilidade socioambiental deixa de ser discurso e se transforma em prática. Na Paineiras, ela se constrói em cada detalhe das operações, em cada decisão tomada com consciência pela gerência e cada movimento dos nossos colaboradores.
São pequenas ações que, somadas, demonstram nosso compromisso real com o meio ambiente e com as pessoas.
Seja por meio da adoção de processos mais eficientes, seja por meio de treinamentos contínuos dos funcionários ou da escolha de fornecedores alinhados às práticas ESG, a gestão de facilities vem assumindo o protagonismo quando o tema é sustentabilidade.
Queremos aproveitar o Mês do Meio Ambiente para reforçar esse papel. O setor de facilities contribui e muito para o impacto positivo no meio ambiente, por meio do uso da inteligência, estratégia e compromisso com o futuro.
Para contratar um de nossos serviços, clique aqui.
Deixe um comentário