Você que é gestor de infraestrutura corporativa sabe o papel decisivo que os serviços de higienização e limpeza em UTIs têm na prevenção de infecções e na segurança de pacientes e da equipe médica.

Nos últimos 10 anos, dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) revelam que o número de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) cresceu 52%.

Os leitos passaram de 47.846 em 2014 para 73.160 em 2024.

Com esse aumento, é imprescindível realizar a higienização e limpeza hospitalar para reduzir ao máximo a presença de bactérias, vírus e fungos presentes nesses locais tão críticos, preservando a saúde e segurança de visitantes e profissionais da saúde. Para quem atua na tomada de decisões, como deve ser o seu caso, neste artigo vamos tratar da limpeza profissional em UTIs e sua importância para quem circula por esses locais.

Por que os serviços de higienização e limpeza em UTIs são importantes?

Ambientes hospitalares, principalmente Unidade de Terapia Intensiva (UTI), são locais de alta vulnerabilidade para infecções.

A limpeza adequada além de remover toda a sujidade, detritos, microrganismos patogênicos, reduz o risco de infecções em pacientes com sistema imunológicos comprometidos; além disso uma limpeza efetiva evita o risco de uma infecção cruzada, situação essa que ocorre quando microrganismos são transferidos de uma superfície para outra predispondo o paciente a adquirir infecção.

Dessa forma uma limpeza adequada interrompe essa cadeia de transmissão, contribuindo para uma melhor recuperação dos pacientes

 Por isso a importância de ter uma empresa especialista no ramo de facilites que tenha conhecimento na área da saúde  É necessário fazer um planejamento, saber o tipo de superfície, o produto certo, o tempo de contato, a técnica aplicada. E tudo isso precisa ser executado por uma equipe altamente qualificada.

A UTI como ambiente crítico

A UTI é um dos locais com maior risco de disseminação de agentes infecciosos. Isso se deve à gravidade do quadro clínico dos pacientes, à realização de procedimentos invasivos nos quais os pacientes são submetidos.

Na prática, como responsável pela contratação de uma empresa de limpeza terceirizada, é seu dever verificar se todo o ambiente está sob rigoroso controle de limpeza e desinfecção.

Tipos de higienização em UTIs: Limpeza Concorrente e Terminal

Sabemos que a contaminação cruzada é uma das principais causas das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Por isso, a higienização hospitalar é tão necessária.

Ela compreende etapas como a de limpeza, que é a remoção de sujidades, e a desinfecção, que consiste na eliminação de microrganismos patogênicos. Nas UTIs, a higienização pode ser feita de duas formas, que são:

  • Limpeza concorrente: realizada diariamente, com o paciente ainda internado. Inclui as superfícies de contato frequente, como maçanetas, móveis, etc.
  • Limpeza terminal: é realizada uma higienização mais detalhada em todo o ambiente, realizada após a alta, óbito ou transferência do paciente.

Como garantir a higienização correta de UTIs e evitar infecções?

A higienização correta das UTIs segue um plano de ação, que vai do planejamento técnico à limpeza e desinfecção. Além disso, requer a adoção de protocolos técnicos, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por outros órgãos sanitários.

Entre as soluções, destacam-se:

  • Uso de produtos de limpeza e desinfecção adequados, como desinfetante hospitalar de última geração (PHMB), detergente neutro, hipoclorito, entre outros;
  • Utilização de tecnologias de ponta que ajudam a modernizar o procedimento de higienização, tornando-o mais seguro e eficaz;
  • Procedimento de higiene padronizado, considerando as rotinas de limpeza definidas conforme a classificação de risco, que, neste caso, pode ser realizada até três vezes por dia, e como ela deve ser feita. Dessa forma, evita-se riscos de contaminação cruzada, proporcionando conforto, saúde e segurança para os pacientes e colaboradores;
  • Treinamentos contínuos para os profissionais, visando garantir os procedimentos corretos de desinfecção. A equipe se atualiza sobre os protocolos técnicos, como realizar a manipulação e o uso seguro dos produtos químicos, bem como o descarte adequado de resíduos.

Higienização em UTIs: como atender às normas de saúde e segurança

Para o controle de infecções em hospitais, principalmente em UTIs, a RDC nº 222/2018 da Anvisa definiu diretrizes para a higienização, como:

  • Uso de EPIs adequados, como aventais, luvas, máscaras/respiradores faciais e óculos de segurança para os profissionais que estão executando o serviço, especialmente se estiverem em ambientes de precaução ou isolamento;
  • Monitoramento dos processos de higienização, com auditorias frequentes para garantir a eficácia das operações e assegurar que todos os protocolos estão sendo seguidos corretamente.

Como deve ser a formação das equipes?

De acordo com a Anvisa, a equipe da limpeza deve ser bem treinada, conhecer os procedimentos de limpeza e desinfecção, e estar atenta a normas de segurança e higiene, conforme explicado neste guia de limpeza hospitalar.

No Grupo Paineiras, seguimos os protocolos à risca. Adotamos a política de treinamento contínuo técnico e comportamental, para que as equipes estejam totalmente habilitadas para os serviços que vão executar.

Grupo Paineiras: referência no mercado de limpeza profissional

Como gestor, você sabe que os serviços de higienização e limpeza em UTIs são essenciais para prevenir e controlar a transmissão de vírus e bactérias, preservando a vida do paciente e de quem circula por esse ambiente de alto risco.

Para isso, conte com o nosso serviço de limpeza hospitalar. Entre os benefícios estão o uso de produtos com alto padrão de biossegurança por profissionais capacitados e qualidade nos processos.

O Grupo Paineiras é referência nesse segmento e se destaca no mercado pela eficiência, qualidade e segurança dos seus serviços.

Esse reconhecimento se deve ao olhar atento e cuidadoso das equipes, aos processos bem definidos, além do cumprimento rigoroso dos SLAs e ao uso da tecnologia como aliada das atividades. Se você tiver outras dúvidas ou quiser contratar o serviço com o Grupo Paineiras, fale com a gente.