Enquanto as temperaturas caem, a disseminação de alguns tipos de doenças e alergias aumentam. A seguir você vai conhecer quais os males à saúde mais recorrentes no inverno e como evitá-los a partir de cuidados simples, tendo a limpeza como o principal aliado na busca por garantir a saúde e o bem-estar das pessoas.

Principais riscos de doença no inverno – vírus respiratórios e bactérias

Cerca de 25% da população brasileira sofrem com problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos. De março a agosto, tende a haver um pico de complicações. Isso porque, devido à queda da temperatura, as pessoas tendem a permanecer em locais mais fechados e com pouca ventilação, o que facilita a propagação de vírus e bactérias que causam resfriados, gripes, pneumonias bacterianas, otites, sinusites, entre outros.

Com a possibilidade de volta ao trabalho nos escritórios, ainda que parcialmente, é extremamente importante manter o sistema de ventilação e renovação do ar ligado para que o ar possa circular. Mais que isso, o equipamento também deve estar devidamente limpo e com a manutenção preventiva em dia. Afinal, de nada adianta o sistema de climatização estar ligado se os filtros, dutos e serpentinas estiverem sujos, o que cria o ambiente perfeito para a criação e proliferação de vírus, fungos e bactérias.

Nesses casos, é importante contar com os serviços profissionais especializados de limpeza e manutenção para que todas as peças sejam limpas da forma correta e com o produtos adequados. Além de garantir a saúde e o bem-estar das pessoas, a medida aumenta a eficiência do equipamento que pode funcionar plenamente com seus componentes livres de sujeiras.

Cuidados redobrados com a Covid-19 e a gripe

Mesmo com o avanço da vacinação, os cuidados para evitar à disseminação da Covid-19 devem continuar, especialmente sob o risco de aumento de casos de infecção por novas variantes do Coronavírus. Além disso, a vacinação contra a gripe também deve ser levada à sério. Todos os anos, entre 10% e 20% da população mundial é infectada pelo vírus influenza, resultando em mais de três milhões de casos graves e em 500 mil mortes, o que a torna uma doença perigosa para a população. Se não diagnosticada e tratada corretamente, a gripe pode desencadear complicações como pneumonias e comprometimento dos brônquios. Por isso, a vacinação é de extrema importância.

Alergias

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 30% da população brasileira são acometidos por alergias e, até 2050, cerca de 50% da população mundial apresentará algum sintoma de alergia. Entre os tipos mais recorrentes da ocorrência, duas delas têm maior potencial de manifestação nos períodos mais frios do ano – as respiratórias e as de pele. Entre as alergias que atacam o sistema respiratório, a asma e a rinite são as mais comuns. A rinite, por exemplo, que acomete 25,7% das crianças e 29,6% dos adolescentes, de acordo com os dados do Estudo do Internacional Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) é uma doença multifatorial com fatores genéticos e ambientais. Já a asma afeta de 10% a 25% da população brasileira, mas cerca de 80% dos pacientes também têm rinite.

O ar seco por si só já atua como um agente irritante e quando em contato com as vias respiratórias inflamadas por reações alérgicas a fatores externos desencadeiam os sintomas. A poeira que inclui ácaros, os pelos de animais domésticos e pólen são exemplos de fatores externos que podem desencadear os sintomas.

Nesse contexto, a limpeza dos ambientes, especialmente tapetes e carpetes, cortinas, mobílias revestidas de tecidos, como as cadeiras de escritórios, é um importante aliado. Mas também não basta limpar. É preciso que o processo seja feito da forma correta. Usar vassoura, por exemplo, pode ser ainda pior, pois a sujeira e todos os microrganismos que estão nela serão ainda mais espalhados pelo ambiente. A escolha do produto também deve ser feita com profissionalismo, de acordo com as recomendações da Anvisa. Produtos químicos inadequados ou usados incorretamente podem ser nocivos à saúde. Em vez de resolver um problema, você pode estar criando mais um.

O grupo Paineiras tem 35 anos de experiência na prestação de serviços terceirizados especializados, como limpeza e manutenção. Para mais informações ou ajuda, fale com a gente!