Você ainda tem alguma dúvida que contratar uma empresa terceirizada para serviços de limpeza e conservação de ambientes é a melhor opção? 

Afinal, quem é gestor de facilities conhece bem os desafios. É planejamento, operação e manutenção, uma lista que não termina, não é verdade? Por isso, a terceirização é a melhor opção. 

Porque você vai ter mais que uma empresa, vai ter um parceiro que auxilie em todas essas demandas e pensa junto na resolução dos problemas. Neste artigo, respondemos porque terceirizar é a melhor opção para você e o que você deve avaliar antes de fechar um contrato.

Tendência do mercado de facilities até 2027

Estudos da ReportLinker apontam que até 2027 é esperado que o mercado de facilities registre um aumento anual de 4,66%. A projeção evidencia a relevância do Brasil nesse segmento, principalmente no cenário latino-americano.

Por isso, pensar em novas estratégias para atender os setores da economia é fundamental. Como incluir IA no planejamento, nas análises e operações, se adaptar às necessidades do mercado, considerar os espaços híbridos e flexíveis de trabalho, estar atento às exigências da agenda ESG e usar cada vez mais os dados em tempo real para entender as demandas dos clientes.

Principais desafios na gestão de facilities

Quem está na operação sabe bem que os desafios são muitos no bastidor. Quem circula por um prédio, visita um ambiente ou trabalha em espaços coletivos nem faz ideia do tamanho da responsabilidade que é manter tudo em pé e funcionando.

Você, como gestor de facilities, sabe tão bem quanto nós a importância do olhar holístico para que todos sejam bem atendidos. Afinal, qualquer falha e descuido pode causar estragos operacionais e também financeiros. Portanto, você se reconhece nessas situações?

1. Ausência de mão de obra qualificada

Sim, o turnover nas empresas não é exclusividade de algumas, mas uma realidade do mercado. Por isso, os esforços são coletivos para evitar escassez de mão de obra nas operações, como bem pontuou nossa gerente comercial, Fernanda Guimarães, em entrevista ao Portal InfraFM. 

“Nos últimos anos, houve uma corrida para digitalizar e automatizar tudo. No entanto, percebemos que a tecnologia sozinha não dá conta de resolver todos os problemas. O olhar humano, a transparência e o treinamento presencial ainda são fundamentais para garantir qualidade e produtividade nas operações”, analisa.

2. Redução de custos e otimização de recursos

Gastar menos e administrar a verba disponível é uma responsabilidade e tanto. Lidar com orçamento limitado sem comprometer a qualidade dos serviços prestados de fato é um desafio. 

A inteligência de uma empresa de soluções em facilities também é essencial nesse sentido. Com equipes preparadas e antenadas com as principais demandas do mercado, essas empresas conseguem enxergar possibilidades importantes. 

Entre elas, formas diferentes de aplicar os recursos, a partir de uma avaliação detalhada e alinhamento com fornecedores e parceiros.

3. Gestão de contratos com foco em compliance

Outra responsabilidade de quem é gestor de facilities é o cumprimento das obrigações legais e contratuais. Sabemos que, no nosso mercado, cada modalidade de serviço tem sua própria legislação e regras.

Seguir à risca o contrato é fundamental para evitar problemas com fornecedores e prestadores de serviço. Assim, saber gerenciar tudo isso ajuda a evitar penalidades legais, garantindo que tudo seja feito corretamente.

4. Cumprir indicadores rígidos de qualidade

Você também tem dificuldades de olhar indicadores? Esse também é uma dos grandes obstáculos de um gestor de facilities. No Grupo Paineiras, contamos com especialistas em análise de dados, que ajudam todo gestor a:

  • Identificar falhas ou restrições e aprimorar processos;
  • Verificar o cumprimento das normas de segurança e da qualidade do trabalho;
  • Acompanhar as equipes, uso de EPIs e treinamentos dos funcionários.

Por que contratar uma empresa terceirizada?

Como já mencionamos, contratar uma empresa terceirizada é uma opção inteligente para agilizar sua rotina.

Isso ocorre porque você terá mais tempo para se dedicar à otimização operacional, focar no core business e reduzir custos, sem abrir mão da qualidade do serviço.

Veja agora os benefícios da terceirização de serviços de facilities.

1. Redução de custos e menos burocracia

Você ganha mais tempo para suas demandas mais urgentes, uma vez que a contratação da equipe qualificada fica sob responsabilidade da empresa terceirizada.

Dessa forma, você economiza com processos seletivos, treinamento, contratação de pessoal, além de reduzir os custos com equipamentos e produtos necessários para executar o serviço com excelência.

2. Foco no core business

A terceirização permite que você dedique seu tempo à atividade principal da empresa. Enquanto isso, empresas especializadas em facilities cuidam das outras tarefas, executando os serviços de maneira eficaz.

Com isso, você tem tempo para traçar e executar estratégias que contribuem para o crescimento e sucesso da empresa.

3. Profissionalismo e qualidade

Uma boa empresa de serviços terceirizados conta com profissionais altamente capacitados e em constante treinamento. Eles executam suas funções com segurança conforme com o que foi acordado. 

Além disso, utilizam produtos sustentáveis e equipamentos apropriados para cada tipo de serviço.

4. Equipes sempre à disposição

Nosso escopo de trabalho inclui equipes sempre disponíveis para suprir as necessidades dos nossos clientes.

5. Tecnologia e práticas sustentáveis

Além da utilização de equipamentos de ponta e soluções inovadoras, empresas terceirizadas contam com práticas sustentáveis, como a gestão de resíduos e o uso de produtos sustentáveis.

O que avaliar antes de contratar uma empresa terceirizada?

Na hora de escolher uma empresa terceirizada, considere a experiência e a expertise da empresa. Em seguida, analise os seguintes pontos:

  • Confira se a empresa possui um histórico de credibilidade e confiança no mercado;
  • Tem certificações e está em conformidade legal;
  • Busque referência e verifique o portfólio da empresa;
  • Avalie a capacitação dos profissionais, se eles realizam treinamentos contínuos e fazem uso de EPIs. 
  • Atenta-se aos equipamentos e produtos utilizados;
  • Se oferece soluções e suporte, com SLA, canais de atendimento, entre outros. O SLA (Acordos de Nível de Serviço) oferece diversas vantagens para contratantes, contratados e usuários finais dos serviços terceirizados, como a certeza de que o serviço prestado terá qualidade;
  • Veja se a empresa pode atender sua demanda dentro de um prazo determinado;
  • Transparência contratual: atente-se a cada cláusula do contrato;
  • Certifique-se de que adota tecnologia e processos adequados, como sistemas e ferramentas para controlar, monitorar e organizar os serviços prestados.

A experiência da Paineiras: mais do que uma prestadora, uma parceira de negócio

Gestor, sabemos dos desafios que você enfrenta no dia a dia. Por isso, somos uma empresa facilitadora no seu negócio. Oferecemos um atendimento personalizado e completo, desde a limpeza profissional até a manutenção, propondo soluções que fazem sentido para sua empresa.

Para finalizar, se você busca contratar uma empresa terceirizada, que ofereça qualidade, confiança e resultado, conte com a Paineiras.

Vamos conversar? Entendemos sua rotina e podemos mostrar como a terceirização pode aliviá-la. Clique aqui e fale com nossa equipe.