A limpeza de galpões é essencial para manter produtos armazenados e maquinário íntegros, mas requer cuidados específicos.
A limpeza de galpões é fundamental para as empresas que os possuem com o objetivo de armazenar mercadorias e outros itens. Esse tipo de local costuma acumular muita sujeira, por ser onde máquinas e pessoas transitam sem parar. Partículas, poeira, graxa e demais elementos são espalhados pela área e podem atrair pragas, como roedores, insetos e outros animais transmissores de doenças.
Investir em limpeza de galpões ajuda a evitar animais indesejados. Além de auxiliar na conservação das mercadorias, componentes e insumos encontrados no espaço, já que a higienização combate danos e contaminação dos materiais. Sendo assim, existem algumas especificidades que devem ser levadas em consideração na hora de fazer a limpeza de galpões.
Por que realizar limpeza de galpões?
Além de existirem leis para a limpeza de galpões – especialmente quando se trata de alimentos – quando mantidos limpos e conservados, o tempo de vida útil dos produtos e maquinários ali encontrados é prolongado.
O galpão limpo e organizado ainda viabiliza a rápida localização de produtos e materiais, oferecendo mais agilidade e eficiência para a empresa. E também, auxilia no armazenamento seguro da mercadoria, prevenindo acidentes.
De modo geral, a limpeza de galpões industriais e comerciais visa encontrar uma forma de evitar que o acúmulo de pó danifique máquinas e produtos diversos. É uma maneira de evitar gastos desnecessários e ainda oferecer aos colaboradores um lugar para trabalhar que seja confortável e livre de sujidades.
Materiais adequados para limpeza de galpões
Se a limpeza de pratos oleosos após o jantar já é considerada uma tarefa difícil, a limpeza de galpões enormes com superfícies repletas de óleos, graxas e vestígios de pneus é bem mais complicada. Por isso, fica inviável utilizar produtos de higienização comuns do dia a dia.
A limpeza de galpões vai além do uso de vassouras, rodos e alvejante. É necessário equipamentos como prensas, varredeiras, jateadoras, andaimes, cadeiras suspensas, máquinas de encerar e produtos de limpeza profissionais para garantir a eficiência.
Vale ressaltar que alguns produtos de limpeza de nível profissional são a mistura de agentes de limpeza e outros componentes que possuem propriedades ácidas ou de alcalinidade, que auxiliam na quebra de manchas à base de graxa, por exemplo. Portanto, a limpeza de galpões requer cuidados específicos para a manipulação e aplicação correta de produtos e equipamentos a fim de higienizar de modo correto.
Calendário de limpeza
Para uma higienização constante e eficaz, é necessário desenvolver um calendário de limpeza com base nas necessidades do galpão. Isso porque cada modelo de galpão possui demandas distintas, em razão de tamanho, tipo de produto armazenado, quantidade de máquinas e pessoas nas operações, entre outros fatores.
Caso o galpão seja voltado para o armazenamento de remédios, alimentos e outros materiais ingeríveis, a limpeza deve ser feita com mais frequência. E usando produtos que não interfiram na qualidade e segurança dos produtos estocados.
Por outro lado, se o galpão cumpre a função de armazenar peças de metal, móveis e outros itens, a limpeza pode ser mais espaçada e superficial. Importante planejar datas ao longo do ano, para realizar uma limpeza mais profunda e pesada.
Rotina de limpeza
Um galpão tende a ser um espaço muito grande, sendo assim, é necessário dividir em pequenas partes e limpar aos poucos. Este método possibilita uma limpeza mais detalhada, já que é possível limpar locais de modo mais cuidadoso, removendo a sujeira sem deixar rastros. Além disso, essa iniciativa permite que as atividades no galpão continuem, sem que seja preciso paralisar as operações por completo.
Se houver muitas prateleiras no galpão, por exemplo, o ideal é começar por elas. A sujeira irá cair no chão, evitando ter que limpar o que já foi limpo anteriormente. Após a limpeza das prateleiras e estantes, pode começar a higienização dos corredores, iniciando no sentido da parte traseira do local para a dianteira.
Limpeza profissional especializada
A limpeza frequente de galpões industriais e comerciais assegura que nenhum maquinário tenha sua performance comprometida pelo acúmulo de sujidades e que nenhuma mercadoria seja perdida.
No entanto, somente profissionais treinados estão aptos a executar a limpeza e a higienização do ambiente, garantindo a conservação de todas as instalações e produtos diante da complexidade da limpeza de um galpão. Uma equipe preparada e capacitada em limpeza possui planos personalizados para a demanda do galpão, arcando com custos como equipamentos e produtos de limpeza.
Fale com nossos consultores e saiba mais sobre nossos serviços.
Deixe um comentário