Os custos com gestão de facilities, muitas vezes, são vistos apenas como despesas com a manutenção do ar-condicionado, contratação de equipe de segurança e limpeza. Mas, quem conhece profundamente o setor sabe que os custos de manutenção e facilities são contínuos e a lista é grande. 

Esses custos envolvem todas as despesas com serviços operacionais, presentes e futuros, necessários para a manutenção de um edifício ou empresa, integrando o espaço físico, as pessoas, os processos e as tecnologias. 

As demandas atuais e o entendimento dos gestores de empresas para a importância da contratação de uma empresa especializada em gestão de facilities fazem com que profissionais de FM tenham cada vez mais importância no controle e redução nos custos de manutenção.

Principais custos de manutenção e facilities

  • Conta de água, energia, internet, celular etc;
  • Folha de pagamento, treinamento e capacitação de equipe de segurança, limpeza, recepção, manutenção, técnicos, manobristas, motoristas, copeiros, entre outros;
  • Insumos para limpeza, escritórios e jardinagem;
  • Controle de pragas;
  • Gestão de resíduos;
  • Saúde e bem-estar no local de trabalho;
  • Manutenção, reparos e conservação de jardins, fachadas, telhados, garagens, tubulações, sistemas elétricos, elevadores, equipamentos de ar-condicionado, predial, aparelhos etc;
  • Locações de frota, equipamentos, aparelhos de celular e etc;
  • IPVA, licenciamento, seguros etc;
  • Taxas sindicais, municipais, estaduais e federais;
  • Seguros patrimonial e civil;
  • Depreciação dos equipamentos e da edificação, por tempo de uso.

Outros custos de facilities envolvem os custos de projetos, de infraestrutura e custos induzidos.

Os custos do projeto surgem de novas construções ou de renovação (retrofit). Isso inclui os custos de arquitetura, despesas de engenharia, custos de construção, compra de móveis e utensílios.

Os custos de infraestrutura acontecem em resposta ao aumento da demanda, como a expansão de um estacionamento existente; locação de novos conjuntos comerciais; compras de novas máquinas ou equipamentos, entre outros.

Os custos induzidosestão relacionados a impactos no processo produtivo ou no caixa da empresa, que foram gerados devido a uma falha na manutenção. Por exemplo, um determinado produto que não foi fabricado devido à quebra de uma máquina.

É importante ressaltar que todos os custos dependem do tamanho da empresa e da verba disponível para manutenção e facilities.

Conforme definição da Associação Internacional de Facility Managers, a IFMA, os gestores de facilities (FM) “são responsáveis ​​por garantir que equipamentos, sistemas, instalações e serviços funcionem de forma adequada, garantindo a segurança do edifício e das pessoas”.

Desta forma, contar com uma empresa terceirizada e especializada em serviços de facilities é fundamental. Além disso, com os serviços sendo executados com profissionalismo e excelência, há mais disponibilidade para focar em questões estratégicas, que contribuirão para a performance da atividade-fim da empresa, uma vez que ela estará sendo executada com processos, ambientes e pessoas de forma mais integrada, em um ambiente confortável, tranquilo e seguro, onde o bem-estar dos colaboradores e sua produtividade estão assegurados.